logo-newclinica-nutricao-e-estetica-novo-hamburgo-rs

Achamos o culpado!

Achamos o culpado! - Intestino como responsável pelo ganho de peso.

Como tema do primeiro texto do blog da Newclínica não poderíamos deixar de falar dele, o nosso segundo cérebro, o assunto da vez. O Intestino!

Hipócrates, o pai da medicina moderna, disse que "toda doença começa no intestino".

Nas últimas duas décadas tivemos um aumento significativo de estudos apoiando este conceito.

Você acha que desequilíbrios intestinais estão apenas relacionados a constipação e diarreia?

Saiba que sinais e sintomas como, rinite, sinusite, abdome distendido, dificuldade de perder peso, irritabilidade e dor de cabeça podem ser sinais de desequilíbrios intestinas, mesmo sem os sintomas clássicos de constipação e diarreia

Para entendermos melhor a importância deste órgão, vamos a algumas definições.

O intestino humano é composto por dezenas de trilhões de microrganismos, principalmente bactérias. Este ecossistema, denominado microbiota intestinal é estabelecido após o nascimento, após a transferência materna e o contato com bactérias do meio ambiente até a fase adulta.

Todos estes estudos têm estabelecido as bactérias como chave na regulação fisiológica do metabolismo humano, assim como seu papel na saúde e na doença. Observa-se que indivíduos com distúrbios metabólicos, como obesidade, diabetes, transtornos alimentares, bem como sinais relacionados ao estresse como distúrbios neuropsiquiátricos incluindo depressão e ansiedade, que também são caracterizados por mudanças no comportamento alimentar tem alterações de composição da microbiota intestinal.

Além disso, a microbiota intestinal regula o armazenamento de gordura e a captação de energia da alimentação. Descobriram que a microbiota também afeta a inflamação, insulina, metabolismo da glicose e lipídeos hepáticos. Podem ainda afetar diretamente o SNC por meio da modulação de vias de sinalização endócrinas (eixo intestino – microbiota – cérebro).

Diante de todas as evidências, fica claro a importância de um intestino saudável para a saúde do indivíduo. Alterações na microbiota intestinal podem causar obesidade, ansiedade, depressão e diversas outras desordens metabólicas. Dessa forma a modulação da microbiota intestinal pela dieta e outras estratégias pode ser uma importante alternativa para emagrecimento, controle do apetite, sensação de bem estar e muitos outros benefícios.

Esta relação intestino obesidade é complexa e vamos explorando estes dados aos poucos.

Mecanismos do metabolismo e regulação do apetite impulsionado pela microbiota
Lancet Gastroenterol Hepatol. 2017 Oct;2(10):747-756. doi: 10.1016/S2468-1253(17)30147-4. Epub 2017 Aug 24.

The microbiota-gut-brain axis in obesity.
Torres-Fuentes C1, Schellekens H2, Dinan TG3, Cryan JF4.

Neste estudo de revisão publicado em agosto deste ano se discute a relação intestino – microbiota – cérebro na obesidade. Entre diversas informações relevantes, destacamos algumas:

  • Algumas técnicas de cirurgia bariátrica afetam a variedade da composição da microbiota intestinal e isso estaria relacionado a perda de peso, diminuição da massa gordurosa e modulação da secreção de insulina indo além dos efeitos atribuídos somente a redução do consumo alimentar relacionado a técnica cirúrgica.
  • Em estudos com animais, observa-se que ao transplantar a microbiota de obeso para o magro, a composição corporal inverteu. O rato magro ganhou peso mesmo mantendo o mesmo perfil de consumo alimentar. Esses achados mostram a natureza transmissível, rápida e modificável das interações entre dieta, microbiota na obesidade e síndrome metabólica.
  • Algumas variedades de composição da microbiota estão relacionadas ao aumento da eficiência de absorção de calorias dos alimentos ingeridos e afetam o equilíbrio energético influenciando o uso da energia e armazenamento.
  • A microbiota intestinal pode afetar outros fatores associados à obesidade, como hiperglicemia e resistência à insulina. Já que muda a composição de ácidos biliares, o que pode explicar seu efeito na homeostase de glicose e insulina. Algumas bactérias intestinais metabolizam os ácidos biliares, causando ativação de receptores essenciais para manter a tolerância à glicose e sensibilidade à insulina, no intestino e no fígado.
  • A microbiota intestinal também pode afetar o armazenamento de gordura e metabolismo lipídico hepático, o que pode levar a esteatose hepática.
  • A microbiota intestinal também está associada à inflamação na obesidade. Aumento dos níveis plasmáticos de lipopolissacarídeos, causando endotoxemia metabólica, induzindo a uma resposta forte  do sistema imunológico contribuindo para inflamação de baixo grau associada à obesidade.
  • Algumas cepas bacterianas podem modificar a secreção de hormônios intestinais, incluindo o péptido YY, GLP-1, leptina e grelina, e, portanto, afetam o apetite e a saciedade através de caminhos neuroendócrinos hipotalâmicos.
  • As bactérias intestinais produzem metabolitos neuroativos, incluindo serotonina e ácido γ-aminobutírico (GABA), que afetam o controle central do apetite ao modular os caminhos relacionados ao humor, recompensa e alimentação. A microbiota intestinal pode afetar claramente o humor e, finalmente, afetar circuitos cerebrais ligados ao comportamento alimentar, ansiedade e depressão.

Concluímos assim, que adotar estratégias para modulação da microbiota é uma excelente estratégia para emagrecimento e equilíbrio metabólico.

Como podemos fazer isso?

  • Retirando os alimentos de difícil de digestão.
  • Adotando estratégias que melhorem a digestão dos alimentos (aumentar a produção de ácido clorídrico, adicionar enzimas digestivas...)
  • Melhorando a motilidade intestinal com o uso de prebióticos e líquidos.
  • Melhorando a composição da colonização bacteriana utilizando probióticos.
  • Suplementando nutrientes essências a saúde das células intestinais.

Nós podemos ajudar neste processo, com garantia de uma vida muito mais saudável. Conheça nossos tratamentos de Nutrição funcional e Modulação do intestino.

Day Spa

Os pacotes de Day Spa da Newclinica proporcionam ao paciente uma volta ao mundo. A intenção é proporcionar momentos de relaxamento - do corpo e da mente -, requinte e meditação em cada detalhe. A gastronomia, os aromas, as músicas, a decoração e os cosméticos utilizados fazem referência a cada localidade.

Que tal dar a volta ao mundo sem sair daqui de dentro?

Blog Newclínica

Achamos o culpado! - Intestino como responsável pelo ganho de peso.

Como tema do primeiro texto do blog da Newclínica não poderíamos deixar de falar dele, o nosso segundo cérebro, o assunto da vez. O Intestino!

Dormir bem para uma pele saudável

A busca por uma pele bonita e saudável é crescente. Principalmente ao considerar que as pessoas saem do mercado de trabalho mais tardiamente e mantem vida social ativa até o final da vida, com isso desejam manter uma boa aparecia.

Estresse e perda de massa muscular

Dieta e exercício físico são estratégias consagradas para modificações na composição corporal, tanto de emagrecimento quando aumento de massa magra.

Desequilíbrios orgânicos estão sabotando seus resultados.

Você já achou que os resultados da sua dieta e treinamento físico foram menores do que os esperados? Você se esforça para seguir uma rotina saudável e ainda assim os resultados não aparecem?

Vale Presente

A Newclínica oferece excelentes opções de vales-presente para você surpreender uma pessoa especial. Permita que a pessoa amada desfrute de um momento relaxante e encantador com um dos nossos tratamentos. Clique em uma das opções para saber mais e solicite o vale presente.

Endereço

Rua Joaquim Nabuco
Nº 1685, Sala 41 - Centro
Novo Hamburgo/RS
Site Desenvolvido porCriacao de Sites em Novo Hamburgo - Acao Web Sites e Marketing Digital